Make your own free website on Tripod.com

Handebol


Adaptação do jogo de futebol, em que duas equipes de 11 jogadores tentam marcar o maior número de gols com as mãos (hand, em alemão). O goleiro é o único jogador que pode usar os pés para tocar na bola.
A invenção do esporte é atribuída ao alemão Karl Schellenz, professor da Escola Normal de Educação Física de Berlim, em 1915. No início, era jogado apenas por mulheres. Pouco tempo depois, em campos maiores, os homens passam a praticá-lo. Chega ao Brasil em 1930 e populariza-se nas escolas e universidades. O handebol pode ser disputado em campos ao ar livre, com 11 jogadores de cada lado, ou em quadras cobertas, com sete jogadores por equipe. A partida é disputada em dois tempos de 30 minutos para os homens e 25 minutos para as mulheres. Atualmente, o handebol disputado por equipes de sete jogadores é o mais popular.
No handebol os jogadores movimentam a bola através de passes feitos com a mão até chegarem na área do gol adversário. Os defensores fazem com o corpo uma barreira na área de lançamento para tentar impedir o gol. Se o goleiro não defender, sua equipe recomeça o jogo a partir do meio do campo.
Regras - O handebol de sete jogadores é disputado em quadras de 40 m de comprimento por 20 m de largura com dois gols de 3 m de largura por 2 m de altura cada. A bola tem 58 cm a 60 cm de circunferência e pesa entre 425 g e 475 g para os homens. Para mulheres e crianças, tem de 54 cm a 56 cm de circunferência e 325 g a 400 g de peso.
Os jogadores precisam passar a bola em, no máximo, 3 segundos e só podem arremessá-la até o limite da área de gol, a 6 m. É considerado falta dar mais de três passos com a bola na mão. Para andar mais com a bola é preciso batê-la no chão. Também é falta arrancar a bola do adversário, socá-la se ela estiver na mão de outro ou entrar na área adversária com ou sem a bola. As faltas são penalizadas com tiro direto de uma marca a 7 m do gol.
O esporte é regido pela Federação Internacional de Handebol, criada em 1946. Apesar de ter sido disputado nas Olimpíadas de Berlim em 1936, o handebol só é incluído nas competições olímpicas oficiais em 1972. Foram disputadas copas do mundo em 1948, 1952 e 1956.