Make your own free website on Tripod.com

Hóquei sobre o gelo


Jogo disputado em um ringue de gelo, por duas equipes de seis atletas que se revezam constantemente com outros 14 reservas. Os jogadores deslizam patins e com um taco (stick), tentam colocar no gol adversário o puck, um pequeno disco de cortiça recoberto por borracha, que pesa 150 gramas. Praticado exclusivamente por homens, este tipo de hóquei nasce no Canadá por volta de 1850, na mesma época em que a modalidade disputada sobre grama chega à Inglaterra.
A entidade regulamentadora é a Liga Internacional, criada em 1908. Esporte olímpico desde os Jogos de Inverno de 1924, é muito difundido no Canadá, países escandinavos e EUA. O principal torneio é organizado pela NHL (National Hockey League). No Brasil é praticada uma variação do esporte, o chamado hóquei sobre patins de rodas, com regras bastante semelhantes às do hóquei sobre gelo e disputado em quadras convencionais. O Estado de São Paulo conta com os principais clubes, entre eles o Palmeiras e o Sertãozinho, clube vencedor de vários títulos sul-americanos.
Regras - Cada partida de hóquei sobre o gelo tem três períodos de 20 minutos corridos. O ringue é dividido ao meio por uma linha vermelha, que é também o meio de uma zona neutra delimitada por duas linhas azuis. As áreas além dessas linhas azuis são consideradas zonas de ataque e defesa. Em cada metade do campo existem duas circunferências, que são usadas para a disputa da posse do puck cada vez que há uma falta.
As faltas acontecem quando: 1) um jogador da mesma equipe recebe o disco ultrapassando a linha vermelha ( na zona neutra os passes são permitidos além da linha vermelha). 2) um jogador alcança o disco antes de ultrapassar a linha de ataque. 3) o goleiro retém o disco por mais de três segundos. 4) um jogador segura o disco com a mão. Quem comete falta contra o adversário, é excluído por dois minutos e não pode ser substituído. A pena é revogada se a equipe punida marcar um gol antes desse tempo. Faltas mais graves podem afastar o jogador de campo por mais tempo, a critério do juiz. Os arremessos a gol são permitidos de qualquer setor do campo.
O hóquei sobre o gelo é violento e exige dos jogadores equipamentos especiais de proteção.