Make your own free website on Tripod.com

Iatismo


Esporte náutico de competição entre barcos a vela. O iatismo só é reconhecido como modalidade esportiva a partir do século XVIII. Em 1661 acontece a primeira regata, na Inglaterra, entre barcos do rei Carlos II e do Duque de York, no percurso ida e volta Greenwich-Gravesend. No Brasil, o iatismo chega em 1906 com a fundação do Iate Clube Brasileiro, mas só é organizado a partir de 1941 depois da criação da Federação Brasileira de Vela e Motor.
Ganha destaque a partir dos resultados do paulista Joerg Bruder, campeão brasileiro na classe snipe, campeão nos EUA na star em 1966 e tricampeão mundial na finn de 1970 a 1972. Nas Olimpíadas de Moscou, em 1980, o Brasil ganha Medalha de Ouro na classe tornado, conquistada pelo sueco naturalizado brasileiro Lars Bjorskstrom.
Classes - Os barcos são divididos em classes segundo formato, especificações técnicas e o número de tripulantes. As classes que participam das Olimpíadas de 1996 são: finn, 470, soling, tornado, Europa, prancha-vela, star e laser. A classe Europa é disputada só por mulheres e a 470, por duplas masculinas e femininas. O percurso das regatas olímpicas combina retas e triângulos, a favor e contra o vento.
As provas tradicionais variam de regatas de pequena distância a travessias oceânicas. As regatas mais famosas são as de Newport, Rhode Island, EUA a Bermudas; de São Francisco a Honolulu; de Buenos Aires ao Rio de Janeiro; e de Sidney a Hobart, Tasmânia. Cada classe disputa sete provas e apenas o melhor resultado é computado. O primeiro colocado ganha 0 pontos. Vence quem somar menos pontos.