Make your own free website on Tripod.com
       
 

O que fazer para adotar medidas de

remuneração estratégica

 

Cada empresa deve escolher seus próprios critérios de avaliação de funcionários, respeitando-se as peculiaridades da sua área de atuação, seus objetivos estratégicos e sua cultura organizacional. Outro ponto importante: as regras do modelo de remuneração estratégica têm que ser simples, claras e objetivas, para facilitar o entendimento de todos. Para que iniciativas deste tipo alcancem o sucesso esperado é fundamental, ainda, o desenvolvimento de ações educativas junto aos funcionários e, mesmo, com os gestores. Culturalmente, a remuneração variável ainda não é plenamente assimilada pelas pessoas. "Paralelo à implantação do sistema, devem existir amplos processos internos de educação e informação, que alcancem desde a alta diretoria até a frente de produção nas fábricas, para que as pessoas entendam o sistema e não se sintam enganadas", alerta Lepikson. Manter funcionários e colaboradores informados sobre o desempenho periódico da empresa é indispensável, seja através de reuniões, boletins internos ou outras ferramentas de comunicação, porque, desta maneira, a organização imprimirá transparência ao processo, incentivando sua equipe e evitando possíveis dúvidas ou desconfianças.

Os resultados alcançados por empresas que adotam sistemas de remuneração variável são extremamente positivos. A motivação profissional é evidente e se manifesta, inclusive, através do crescimento da própria organização. De acordo com José Davi, chefe de Recursos Humanos e Administração da Igaras, a unidade baiana é uma das que obtém os melhores resultados nacionais, alcançando sempre índices de qualidade acima da média. "Nossa luta é uma luta comum. Antes, nós pensávamos em contratar mão-de-obra, hoje nós trabalhamos com pessoas, e quando você trata com pessoas, a tendência é obter melhores resultados. Quando tínhamos a visão da mão-de-obra, o desempenho era somente uma questão matemática: você estabelecia o que o funcionário tinha que fazer, e ele fazia, não interessava se bem ou mal, se estava satisfeito ou não. Hoje, se nós estabelecemos que o resultado a ser atingido no mês é "x", num dia, pode ser que o trabalhador faça menos; mas, no dia seguinte, com certeza, ele vai correr atrás da diferença. Porque ele está vendo o resultado do seu esforço", afirma.

Vale a pena lembrar que qualquer empresa, de micro, pequeno, médio ou grande porte, pode adotar sistemas semelhantes ao da Performance ou da Igaras, além de criar sua própria "fórmula". O fundamental, é que cada vez mais o empresariado brasileiro e os profissionais assimilem a importância de agregar valor à relação empregatícia, para que os benefícios sejam ampliados e todos os envolvidos no universo trabalhista se integrem de maneira harmoniosa e pró-ativa.

 
Novos Modelos de Relações trabalhistas
"Aqui você confere algumas alternativas estratégicas de remuneração que podem ser aplicadas na sua empresa"
O que fazer para adotar medidas de remuneração estratégica
Por Onde Começar
Sites para consulta

 

 
<< ANTERIOR
 
PRÓXIMA >>
   
Copyright 2001, Editora EDUCERE S.A. - Todos os direitos reservados. All rights reserved.